Algoritmo do Instagram

Como estar sempre atualizado sobre as mudanças no algoritmo do Instagram

Veja 5 dicas de como não perder tempo investindo nas estratégias erradas

Ficar de olho nas constantes mudanças do algoritmo do Instagram já é um desafio para qualquer criador de conteúdo, profissional de marketing ou empreendedor que busca seu espaço entre toda a overdose de conteúdo das redes. Mas existem algumas estratégias que você pode seguir para se manter atualizado e evitar investir em táticas que já não funcionam:

1- Siga fontes confiáveis

  • Perfis oficiais do Instagram:
    A própria plataforma possui contas, não só no Instagram, como no Twitter e Facebook, assim como no blog oficial, onde publicam novidades e atualizações sobre a plataforma frequentemente.
  • Sites e blogs especializados em marketing:
    Diversos sites e blogs acompanham de perto as mudanças do algoritmo e publicam conteúdo informativo atualizado. Alguns exemplos:
    • Neil Patel: https://neilpatel.com/
    • Marketing de Conteúdo: https://marketingconteudo.com/
    • Rock Content: https://rockcontent.com/
    • SEMrush: https://www.semrush.com/
  • Especialistas:
    Acompanhe profissionais da área nas redes sociais e em seus blogs. Eles frequentemente compartilham insights e análises sobre as mudanças do algoritmo

2 – Participe de grupos e comunidades

  • Grupos no Facebook e LinkedIn:
    Existem diversos grupos dedicados ao marketing no Instagram onde você pode trocar ideias com outros profissionais, tirar dúvidas e se manter atualizado sobre as últimas tendências.
  • Fóruns online:
    Sites como o Reddit e Quora também possuem fóruns onde se discute sobre o Instagram e as mudanças em seu algoritmo.

3 – Utilize ferramentas de análise:

  • Ferramentas de monitoramento:
    Ferramentas como HypeAuditor e Brand24 permitem que você monitore o desempenho do seu perfil e identifique quais conteúdos estão funcionando melhor de acordo com o algoritmo.
  • Google Trends:
    O Google Trends permite que você veja o interesse do público por determinados termos e tópicos do momento. Apesar de ser uma ferramenta que diz respeito ao Google, especificamente, pode ser útil para identificar quais tendências estão em alta e que, consequentemente, o Instagram vai acabar priorizando no algoritmo.

4 – Mantenha a mente aberta para novas estratégias:

O algoritmo do Instagram, assim como quase todas as tecnologias, está mudando o tempo todo, por isso é importante estar sempre testando novas estratégias e também novos formatos de conteúdo. Não tenha medo de errar e aprender com seus erros. O importante é se manter atualizado e adaptar suas estratégias às novas regras do jogo.

5 – Manter o foco na qualidade nunca será uma estratégia ultrapassada:

No final do dia, o que realmente importa é se o seu conteúdo é bom mesmo. Se o seu conteúdo é relevante e interessante para o público, o algoritmo do Instagram sempre irá te recompensar, independentemente de qualquer mudança.

Lembre-se:
O algoritmo do Instagram é apenas uma ferramenta. O que realmente importa é criar conteúdo de qualidade que engaje seu público e atinja seus objetivos de marketing.

Comments are closed.